quinta-feira, 20 de maio de 2010

A Importânica dos Amigos


“Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências... A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida. Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo. Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer... Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!"

"A gente não faz amigos, reconhece-os."

(Vinicius de Moraes, músico e poeta)

Atitude Sustentável




Dicas práticas para você economizar energia e proteger o planeta

1- Roupas de cama, mesa e banho, se penduradas no varal de maneira adequa e bem dobradas não precisam ser passadas, camisetas de malha podem ser penduradas no varal em cabides, secarão lisinhas e com aspecto de passadas a ferro. Economizando energia elétrica com ferro de passar. Compre roupas que não precisam ser passadas (a menos que seja imprescindível).
2- Use máquina de lavar roupas só quando necessário e se estiver cheia, se realmente precisar usar e não estiver cheia, use-a com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água.
3- Retire suas roupas da máquina assim que estiverem lavadas, para que não fiquem muito amassadas, facilitando na hora de passar e economizando o tempo que vai ficar com o ferro ligado.
4- Pendure suas roupas no varal e seque-as ao vento. Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante a metade do ano ao invés de usar a secadora.
5- Se você usa lava-louças, não é necessário
usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já
resolve.
6- Mude sua geladeira ou freezer de lugar, ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15 cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!
7- Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só
vez. Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma
cebola, uma cenoura, etc.…
8- Aprenda a cozinhar em panela de pressão, acredite… dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: feijão, arroz, macarrão, carne, peixe, etc.… Muito mais rápido e economizando 70% de gás.
9- Utilize uma sacola para as compras, sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na
atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas. Se for necessário usá-las, reutilize-as como sacos para colocar o lixo.

10- Economize CDs e DVDs, um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem
ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.
11- Use somente pilhas e baterias recarregáveis, é certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.
12- Não troque o seu celular. Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer Zé mané tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando
perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o
custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a
postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas
utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas
baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando
mão de obra barata em países em desenvolvimento.
13- Compre papel reciclado, produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas
14- Use o telefone ou a Internet, economize a viagem de carro para uma reunião, use o telefone, skype, vídeo conferência, e-mail, isso pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.
15- Divulgue essa lista! Envie essa lista de dicas por e-mail para seus amigos, divulgue o link do post no seu blog ou orkut, reproduza-a livremente, e, quando possível, cite a fonte. O Planeta agradece!
Para cada tonelada de papel reciclada poupam-se 20 árvores e 70% de energia
e água usadas na sua fabricação.

Fonte:
Daniel Cassiano Lima* Biólogo (CRBio 27587/5-D)
Sandra Duarte Borges.
Uma mão lava a outra... lava uma... lava a outra... lava uma...