terça-feira, 19 de outubro de 2010

Nossos inimigos são de fato nossos melhores Amigos...

Havia um sábio reverenciado pelo povo como homem de Deus.
Nem um dia se passava sem que uma multidão se postasse à sua porta buscando os conselhos, a cura ou a bênção do santo homem.
Cada vez que o sábio falava, as pessoas ouviam atentamente tudo o que ele dizia, bebendo suas palavras.

Entretanto, havia na platéia um sujeito desagradável, que não perdia a oportunidade de contradizer o mestre. Notava as fraquezas do sábio e caçoava de seus defeitos, para a consternação dos discípulos, que começaram a considerá-lo o diabo em vida.
Bem, um dia o “diabo” ficou doente e morreu.
Todos suspiraram de alívio.
Exteriormente, mantiveram a apropriada aparência solene, mas no coração estavam alegres, pois as palestras inspiradas do mestre não mais seriam interrompidas, nem seu comportamento criticado por aquele herege desrespeitoso.
Por isso as pessoas ficaram surpresas ao ver o mestre mergulhado em genuína tristeza no funeral de seu maior crítico.
Quando, mais tarde, um discípulo perguntou-lhe se lamentava o destino eterno do morto, ele disse:

- Não, não.
- Por que deveria lamentar nosso amigo que agora está no céu?
- Era por mim mesmo que eu lamentava.
- O homem, afinal, era o único amigo que eu tinha.
- Agora estou cercado de pessoas que me reverenciam.
- Ele era o único que me desafiava.
- Com sua partida, temo parar de crescer.”

Muitas vezes, as pessoas reclamam de seus concorrentes, de clientes exigentes, de sócios críticos, porém são essas pessoas que avivam nossas vidas, que nos fazem pensar, movimentar, fazer coisas diferentes, enfim, crescermos e assim, podemos ter a possibilidade de a cada dia nos tornarmos melhores.

(autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário