terça-feira, 6 de julho de 2010

As bolas das Copas do Mundo FIFA

Fiquei curiosa para saber como teriam sido as bolas das Copas, e achei que seria interessante fazer uma pesquisa, e gostei do que encontrei, por isso achei que seria legal dividir com as pessoas essa curiosidade.

A bola utilizada na Copa do Mundo FIFA Uruguai 1930 era chamada de “tiento”, nome pela qual também ficaram conhecidas no Brasil de “tento”. Eram de couro, com gomos retangulares costurados à mão, de cor marrom escuro, e tinha uma abertura por onde entrava uma câmara de ar de borracha
Essa abertura era depois costura com cadarço e isso era um tormento para os jogadores, que sofriam na hora do cabeceio.




Para a Copa do Mundo FIFA Itália 1934 houve pouca mudança, apenas o desenho da bola, ficou um pouco diferente.





Da Copa de 1930 até a Copa de 1966, a bola era de couro e com gomos retangulares, algumas vezes pintava-se a bola de branco para facilitar a visualização, mas em geral ela era usada na sua cor original mesmo, marrom-alaranjada.
Não importava a marca da bola, ainda não existia esse marketing, porém na copa de 1950 a bola era da marca Superball, que fazia anúncios em faixas que eram estendidas nos estádios de maneira improvisada.



Para 1966 Chamada de “Special Edition”, a bola foi produzida pela empresa inglesa Slazenger. Foram feitas 300 dessa bola, que tinha 24 gomos, para o mundial todo de 1966.




Bola da Copa do Mundo FIFA Chile 1962


Bola da Copa do Mundo FIFA Inglaterra 1966


Em 1970, a empresa alemã Adidas tornou-se fornecedora oficial das bolas.
Adotou definitivamente a cor branca, e colou nome na "redonda".
A primeira bola da Adidas, chamada Telstar, foi utilizada na Copa de 1970 no México, totalmente em couro, como todas as bolas da época. Entretanto, ao contrário das outras, a Telstar apresentava 32 gomos costurados à mão, tornando-a a bola mais redonda de sua época. Seu design era revolucionário e esta foi a primeira bola de futebol na cor branca com pentágonos pretos, o que era na verdade bastante útil, já que foi a Copa do Mundo FIFA México 1970 a primeira a ser transmitida pela televisão ao vivo, seu nome Telstar, origina-se de “Estrela de Televisão”, esta bola era muito mais fácil de ser acompanhada pelos aparelhos de televisão em branco e preto. .


A Telstar foi também a bola oficial da Copa do Mundo FIFA Alemanha Ocidental 1974
Telstar 1974


A Adidas Tango, produzida para a Copa do Mundo FIFA Argentina 1978, se tornou um ícone do design futebolístico. O futebol, teve uma revolução com o desenho da bola Tango. Vinte gomos com “tríades”, dava a impressão visual de doze círculos idênticos. Na época, a Adidas Tango era a bola mais cara da história, com um preço de £50. O modelo era feito de couro legítimo. Seu nome foi inspirado na dança Tango.

Tango 1978


Para a Copa do Mundo FIFA Espanha 1982, foi utilizada a mesma bola Tango de 1978, com algumas pequenas alterações no desenho, porém uma inovação tecnológica, com costuras de couro seladas à prova d’água, o que fez com que reduzisse drasticamente a absorção de água pela boa. A Tango Espanha foi a última bola da Adidas feita em couro, para a Copa.

Tango Espanha 1982


Na Copa do Mundo FIFA México 1986, a Adidas lançou a bola Azteca, a primeira bola totalmente sintética o que melhorou muito a durabilidade e minimizou ainda mais a absorção de água. O couro foi definitivamente aposentado. Este foi o primeiro modelo que teve como inspiração a cultura do país sede. O seu nome vem da cultura do México, os Astecas.



Em 1990 a Adidas criou o modelo Etrusco Único para a Copa do Mundo FIFA Itália 1990, foi a primeira bola com impermeabilização total, com uma capa interna de espuma de poliuretano. Devida à cultura italiana, o nome e o desenho da bola tiveram inspiração na história antiga da Itália e da arte dos etruscos. Apresentando três cabeças de leões etruscas dentro de cada uma das vinte tríades decorando a bola.

Etrusco Único 1990


Na Copa do Mundo FIFA Estados Unidos 1994, a Adidas lançou uma bola de alta tecnologia, chamada Questra. Com uma camada de polietileno branca, o modelo tornou-se mais suave ao toque, mais controlável e mais ágil. O nome Questra foi derivado de uma palavra antiga que significa "a busca para as estrelas."



Para a Copa do Mundo FIFA França 1998, a Adidas criou a Tricolore a primeria bola oficial multicolorida usada em uma copa. O modelo oferecia uma camada de espuma sintética avançada, uma matriz apertada e regular, composta por enchimento de gás, fechamento individual e micro balões altamente duráveis. Também foi usada uma tecnologia de impressão "under glass", aumentando a longevidade e visibilidade do design da bola. Seu design com as cores da bandeira e o galo estilizados são símbolos tradicionais franceses e de sua seleção de futebol nacional, inspiram seu nome e o desenho.



Fevernova foi a bola oficial da Copa do Mundo FIFA Japão e Coréia do Sul 2002 feita pela Adidas.
Design completamente diferenciado das demais bolas dos mundiais, com mais cores, e o material que passou a contar com três camadas de espuma sintática. Essa tecnologia permite um desgaste menor da bola ao final da partida.
Ela foi apresentada como o maior avanço no design de bolas de futebol desde a bola Tango, usada na Copa do Mundo de 1978, na Argentina.



Em 2006 na Copa do Mundo FIFA Alemanha, a bola usada foi a Teamgeist (que significa “team” – equipe e “geist” espírito, que em alemão é “Espírito de Equipe”), e sobre ela está a inscrição “A Time to make friends” (É tempo de fazer amigos – em inglês)
Em todas as Teamgeist está escrito o nome do jogo (exemplo da imagem: Austrália x Japão), o horário local e a data, com exceção da final, onde está escrito “Final” e não o nome do jogo.
Com uma esfera perfeita, a bola é formada por apenas 14 gomos, se tornando mais lisa e com menos pontos de contato. Feita com mesmo material da Fevernova de 2002, a bola volta a contar com o predomínio das cores branco e preto.

Teamgeist 2006


A bola da FINAL é uma versão especial do modelo fabricado para a disputa da Copa, porém, em dourado.




A bola oficial da Copa do Mundo FIFA África 2010 é a Jabulani (“Celebrar”, em português), acho que essa ninguém se esqueceu, ainda, é a bola da “discórdia”, uns dizem que ela tem vontade própria, outros que ela não tem senso de direção, porém, eu pessoalmente, como não fui convocada para a Seleção Brasileira de Futebol, porque o Dunga não me quis, não posso opinar, posso apenas passar as informações à respeito da “pelota” mais moderna até o presente momento.
Esta bola traz a imagem do estádio de Johanesburgo, seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores - o branco predomina. As cores foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.
Outra característica é que a bola, com estrutura em EVA e painéis de TPU, tem apenas oito gomos em formato 3D
Para chegar a esse produto final, foram mais de seis anos de estudos e analises. O que mais preocupava os técnicos das seleções era a questão da aerodinâmica. A grande idéia dos engenheiros seria criar uma bola que sofresse o mínimo de desvio possível no exato momento do chute, vencendo assim a resistência do ar de forma uniforme. Todas as partes da bola Jabulani foram confeccionadas 100% sem costuras e sendo unidas termicamente. Devido a isso, chegou-se a uma circunferência praticamente perfeita. Fazendo do chute o mesmo, seja ele em qualquer ponto de impacto.




Da mesma maneira que na Copa da Alemanha 2006
A bola da final do Mundial de 2010 é uma edição especial para a ocasião, chama-se "Jo'bulani" e é uma versão de cor dourada da "Jabulani". A bola da decisão ganhou um nome diferente que é uma mistura de Johanesburgo com Jabulani,
e essa bola só entrará em campo uma vez, no jogo decisivo, em 11 de julho, no estádio Soccer City, em Joanesburgo , na África do Sul. E infelizmente a nossa seleção brasileira não participará desta festa!


Mas vamos aguardar pela bola da Copa do Mundo Brasil 2014, quem sabe com um pouco mais sorte e mais futebol não nos tornaremos Hexa Campeões e além de tudo, aqui mesmo, no nosso querido Brasil, onde até a tristeza pula de alegria!!!

Até lá!
Jo'Bulani - A bola oficial da final da Copa 2010

Jabulani 2010

Teamgeist 2006 - A bola da final da Copa

Fevernova 2002

Tricolore 1998

Questra 1994

Azteca 1986

Telstar 1970

Bola da Copa do Mundo FIFA Suécia 1958

Bola da Copa do Mundo FIFA Suiça 1954

Superball 1950

Bola da Copa do Mundo FIFA França 1938

Tiento ou Tento 1934

Tiento ou Tento 1930

Um comentário:

  1. Olá Sandra!
    Envio os meus melhores cumprimentos de amizade, devo dizer que fiquei maravilhado com este teu trabalho sobre a origens da bola de futebol que apesar de existirem ninguém as tinha estudado em conjunto! É 1 TRABALHO de excelente pedagogia desportiva QUE MERECE E DEVIA SER ESTUDADO POR TODAS AS ACADEMIAS DE FUTEBOL EM TODO O MUNDO!Já agora na minha modesta opinião a proxima bola FIFA-RIO 2014 deveria chamar-se SAMBA.Abraço, JorgeCalheiros-Portugal

    ResponderExcluir