quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Qual a origem da gravata?





Ela surgiu na França do final do século XVII. Tradicionais lançadores de modas, os franceses adaptaram uma peça do vestuário de um regimento croata, de passagem por Paris em 1668, para o uso diário nas ruas. Os croatas usavam um cachecol de linho e musselina que mantinha o pescoço fresco no verão e quente nos dias mais amenos de inverno (quando o frio se intensificava, era trocado por um modelo de lã). Na França, o adereço passou a ser fabricado em linha ou renda. Era usado com um nó no centro, como a gravata moderna, e tinha duas longas pontas soltas. A indumentária, usada tanto por homens quanto por mulheres, recebeu o nome de cravate, que significa "croata" em francês. Muito antes disso, porém, no século I a.C., os soldados romanos já usavam algo parecido: um cachecol úmido, amarrado no pescoço nos dias mais quentes. Mas, com o fim do Império Romano, esse hábito acabou caindo no esquecimento e só ressurgiu séculos mais tarde, para ganhar definitivamente as ruas.

Fonte: Revista: Mundo Estranho - Editora Abril

Gravata?
Tem quem odeia, tem que finje que gosta e tem quem gosta de fato... Mas não "bobeie", um dia você pode precisar dela, para uma formatura, ou casamento e mesmo não gostando nem um pouco da "coleira", poderá se ver obrigado a usar.

Agora seja esperto rapaz e aprenda a dar o nó ou seja mais esperto e peça a sua namorada, esposa, irmã ou até mesmo a sua mãe que aprenda, pois, afinal pode ser que elas precisem que você use. Boa Sorte, e siga as instruções!








Agora sim você está bonito, pode sair pra passear!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário